10 maneiras de evitar o estresse no trânsito

Especialistas recomendam alguns elementos e situações que podem contribuir para minimizar e ajudar aqueles que sofrem desse distúrbio emocional.

Karine Salles

18/09/2014 às 21h59 - quinta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h02

Até 2020, governos de todo o mundo se comprometeram em tomar novas medidas para prevenir os acidentes no trânsito, que matam cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano — a nona causa de mortes em todo o mundo —, além de ferir de 20 a 50 milhões de pessoas. Trata-se da Década de Ação pelo Trânsito Seguro.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai coordenar os esforços globais ao longo da Década, monitorando os progressos a níveis nacional e internacional. A agência também vai oferecer apoio às iniciativas que têm como objetivos a redução do consumo de bebidas alcoólicas por motoristas, o aumento do uso de capacetes, cintos de segurança e a melhoria dos atendimentos de emergência.

Como se não bastasse a imprudência, o estresse é outra causa que ajuda a engrossar a lista de acidentes. Quem trafega pelas vias das principais cidades precisa ter paciência e disposição. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a frota nas ruas ultrapassa os seis milhões de veículos. Nem o rodízio municipal de automóveis tem sido eficaz para reduzir as grandes filas que se formam nas avenidas.

Todo esse caos, senão for bem canalizado pelo motorista, pode trazer reflexos negativos para a vida do condutor que trafega nas vias públicas. Por isso, especialistas recomendam alguns elementos e situações que podem contribuir para minimizar e ajudar aqueles que sofrem desse distúrbio emocional.

Ao Portal Boa Vontade, o vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), dr. Roberto Douglas Moreira,  destacou que “cada um tem uma forma de reagir à situação e ter uma tolerância maior”, por isso a importância de, ainda segundo ele, “não perder o contato consigo mesmo com bons pensamentos”. Pois além do estresse, outras doenças biológicas podem se desenvolver, a exemplo da hipertensão e da gastrite.

São várias as maneiras de evitar esse estresse. O psiquiatra Júlio Fontana Rosa apresenta um deles. “O rádio é um elemento que ajuda e muito a desanuviar um pouco. Você fica mais tranquilo, coloca uma música, fica ouvindo um programa de entrevista. É algo que te ocupa e desloca um pouco o foco da atenção para aquele trânsito parado”, informou o dr. Fontana, que também reforçou a necessidade de ter equilíbrio para que não seja um elemento que possa distrair e causar acidentes.


10 MANEIRAS DE EVITAR O ESTRESSE NO TRÂNSITO

 

1) Faça uma oração

André Fernandes

Antes de sair de casa, sempre faça uma oração pelo seu dia, pela sua segurança e suas realizações.

2) Atenção  ao horário

Shutterstock

Evite sair com atraso. A antecedência pode ser uma grande aliada.

3) Caminhos alternativos

Shutterstock

Escolha caminhos alternativos. Trafegar por avenidas movimentadas durante o horário de pico é aumentar as chances de aborrecimentos.

4) Bons pensamentos

Shutterstock


Mentalize boas coisas enquanto estiver no trânsito. Pensamentos ruins podem deixá-lo ainda mais irritado ou cansado.

5) Boa sintonia

Shutterstock


Ouça músicas agradáveis ou emissoras de rádio com conteúdo informativo e tranquilo, para diminuir o ritmo acelerado provocado pelo estresse. Mas atenção: nunca mexa no rádio com o carro em movimento.

6) Alongue-se

Shutterstock


Alongue-se segurando com uma mão a parte de baixo do banco e, com a outra, a cabeça. Force suavemente o movimento para o lado oposto. Assim, você alivia a tensão sobre o pescoço e uma possível dor de cabeça.

7) Dê um tempo

Shutterstock

Caso veja que realmente irá se atrasar, pare seu veículo em um local permitido e ligue para avisar que irá se atrasar. Isso irá tranquilizá-lo. 

8) Relaxe

Shutterstock

Caso se depare com algo estressante, procure respirar fundo, fazendo movimento de inspiração e expiração, pois o oxigênio acalma e dá uma nova energia. 

9) Alimente-se bem

Shutterstock
Não saia de casa sem fazer um lanche leve, pois fome estressa qualquer um; e não esqueça também de ir ao banheiro. É terrível dirigir com a bexiga cheia. 

10) Seja cordial

Se você fizer algo errado e outro motorista buzinar, peça desculpas. Falta educação no trânsito. Transforme a raiva em empatia. Deseje ao outro condutor uma boa viagem e que chegue em seu destino em segurança.