14 – Dekkvara Leciono
9ª regra: Toda palavra se lê como está escrita.
Como consequência, não há letras mudas ou mortas; e, bem assim, cada letra tem um único som e cada som corresponde a uma única letra. Exemplos: Brazilo, que quer dizer "Brasil". Homo, que quer dizer "homem", "ser humano". Notem que ao h corresponde uma aspiração: homo.
Kantisto, que quer dizer "cantor". Notem que não há som nasal em Esperanto; o a é sempre aberto, e o n que vem depois dele é articulado: kantisto (pronuncie: “kánntísto”).
Recomenda-se, aos que estudam a Língua Internacional, rigorosa obediência às suas regras, principalmente à que acabamos de apresentar, a fim de que nos contatos com esperantistas estrangeiros, o Esperanto soe de forma correta e uniforme, e a compreensão recíproca ocorra plenamente.
Deve-se evitar que os hábitos de pronúncia do português exerçam influência quando se fala a Língua Internacional. Em Esperanto, por exemplo, a vogal o soa sempre fechada: "ô", e nunca tem o valor de "u", como pode ocorrer no português.
Agora, vamos estudar mais uma regra fundamental do Esperanto, a 10ª regra, que diz: O acento sempre cai na penúltima sílaba. Vamos explicá-la.
Sejam as palavras: fido – fé; espero – esperança; amo – amor.
A palavra fido tem duas sílabas: fi-do. Ao pronunciá-las, damos mais força à penúltima: fí-do. Então, dizemos que fi é a sílaba tônica, aquela que se pronuncia com mais força.
A palavra espero tem três sílabas: es-pe-ro. Qual das três é a mais forte? A penúltima, que é pê: es-pê-ro.
A palavra amo tem duas sílabas: a-mo. Qual a mais forte? A penúltima, que é a: á-mo.
Vamos ler um trecho do livro Sanktaj Spiritualaj Gvidlinioj de la Religio de Dio, de la Kristo kaj de la Sankta Spirito de José de Paiva Netto, para que o estimado leitor perceba que realmente em Esperanto o acento cai sempre na penúltima sílaba.
● La doloro ne difinas horon por frapi al la pordo de nia koro.
Tradução: A dor não tem hora para bater à porta do nosso coração.
Este curso é uma promoção do Departamento de Esperanto, realização da Editora Elevação com apoio da LBV Cultural: Rua Doraci, nº 90 – Bom Retiro – São Paulo/SP – Brasil – CEP 01134-050.
Tel.: (+5511) 3225-4969.
E-mail: esperanto@bonavolo.com
DIO ĈEESTAS! DEUS ESTÁ PRESENTE!
VIVU JESUO! VIVA JESUS!
Siga para a décima quinta lição (dekkvina leciono)