
A LBV e o Esperanto
Jéssica Botelho
20/03/2014 às 14h26 - quinta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h00
O Esperanto vem atraindo inúmeros trabalhadores que empregam o melhor de si na propagação da língua internacional. Isso se dá porque ele apresenta dois aspectos de grande interesse a seus estudiosos: o linguístico e o idealista, que muito se identifica com a Legião da Boa Vontade (LBV) — os de Paz e confraternização das nações mundiais. O saudoso fundador da Legião da Boa Vontade, Alziro Zarur (1914-1979), evidenciou o potencial de desenvolvimento do idioma de Zamenhof, aliando-o à prática da Instituição.
Por isso, a LBV, desde sua fundação, prestigia o Esperanto por todos os meios ao seu alcance, cumprindo uma de suas finalidades: "Pugnar pela mais ampla difusão do idioma internacional Esperanto, elemento precioso de confraternização dos povos, considerando que a LBV é o Esperanto das religiões, como o Esperanto é a LBV das línguas".
Alunos da LBV homenageiam o idioma internacional com a versão em Esperanto do tradicional "Parabéns para você".
Em 1988, foi impresso no idioma internacional o primeiro livro da Instituição Meditadoj kaj Pensoj — Dialektiko de Bona Volo (Reflexões e pensamentos — Dialética da Boa Vontade), de autoria do escritor Paiva Netto, diretor-presidente da LBV. O lançamento editorial foi destaque em artigo da revista Esperanto, órgão oficial da Associação Universal de Esperanto, escrito pelo professor Jorge das Neves, intitulado "Organização Ecumênica Brasileira usa o Esperanto", na década de 1980.
Criado nos primórdios da LBV, o Departamento de Esperanto tem por objetivo divulgar sua mensagem Irrestritamente Ecumênica para todo o globo terrestre, utilizando para isso o idioma internacional como poderoso instrumento de união.
Alunos do Centro Educacional da Legião da Boa Vontade do Rio de Janeiro aprendem esperanto
Grande apoiador da expansão do esperanto, o dirigente da LBV utiliza como ferramenta para fomentar o Ecumenismo que, para ele, é entendido como Universalismo, fraternidade sem fronteiras. "Referimo-nos ao Ecumenismo dos Corações, do sentimento bom, que independe das diferenças comuns da família humana, em que as pessoas raciocinam de acordo com o amadurecimento próprio, com a extensão do seu saber ou da falta dele. Aquele que nos convence a não perder tempo com ódios e contendas estéreis, mas a estender as mãos aos caídos, pois se comove com a dor, tira a camisa para vestir o nu, contribui para o bálsamo curador do que se encontra enfermo, protege os órfãos e as viúvas*, sabe que a Educação com Espiritualidade Ecumênica é fundamental para o sustentamento de um povo, porque Ecumenismo é Educação aberta à Paz, para o fortalecer de uma nação (não para que domine as outras), portanto, o abrigo de um país e a sobrevivência do orbe que nos agasalha como filhos nem sempre bem-comportados", explicou na revista Sociedade Solidária (7ª edição), levada pela representação da LBV à ONU, também em Esperanto, a partir de 2000.
O presidente da Federação Italiana de Esperanto e membro do Comitê da Universala Esperanto-Asocio (UEA), Renato Corsetti, demonstra sua admiração por este ideal: "A LBV, assim como o Esperanto, trabalha para melhorar o mundo. Enquanto o Esperanto faz isso de maneira cultural e teórica, a LBV o faz na prática, de forma concreta, para auxílio às pessoas aqui e agora. Sucesso a vocês!".
Assim como a revista Sociedade Solidária citada acima, por iniciativa do dirigente da LBV, diversas outras publicações com a mensagem da Instituição foram traduzidas para o idioma, tais como preces ecumênicas, páginas de literatura, passagens bíblicas, revistas, folders, jornais, folhetos, livros infantis, entre outras. Destaca-se ainda a criação do Portal Bona Volo (Boa Vontade) e Meditadoj el la Animo, versão em esperanto do best-seller Reflexões da Alma, do jornalista e escritor brasileiro com mais de 5,4 milhões de livros vendidos, Paiva Netto.
Para esta versão, assina o prefácio o jornalista, cineasta e esperantista polonês Roman Dobrzyński. Para ele, o autor de Reflexões da Alma, e de vários outros títulos igualmente inspiradores, é digno de louvor. Acrescenta o coidealista: "Paiva Netto é um homem que propaga o Amor Fraterno e o Ecumenismo sem fronteiras como caminho verdadeiro para alcançar a Paz mundial, conceitos estes em destaque no presente livro. Daí o incentivo do autor desta obra ao idioma internacional, justamente por ser bem semelhante à ideologia da LBV de unir as nações pelo que há de mais sublime no Espírito de cada um dos seus habitantes, deixando de lado qualquer que seja o motivo que cause a separação ou a segregação".
O autor oferece, a cada reflexão, ferramentas para o resgate da consciência de nosso eu interior e nos instiga a buscar a Verdade. Apresentadas de forma simples, sobretudo profundas, essas importantes lições tocam o coração de quem as lê. Por isso, a obra colabora para que o leitor entenda sua natureza espiritual e o seu papel neste mundo.
Para adquirir um exemplar em esperanto, entre em contato pelo e-mail: esperanto@bonavolo.com. O livro também está disponível em português pelo Clube Cultura de Paz: 0300 10 07 940.
_____________________
* Nota do autor: "Pois se comove com a dor, tira a camisa para vestir o nu... — Atos de Caridade recomendados por Jesus em Seu Evangelho, particularmente nos relatos de Mateus, 25:35 a 45".