Caridade Completa: atitude necessária para um mundo melhor
Rafael Bruno Abrantes Ferro
02/02/2015 às 17h24 - segunda-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h00
Você já fez uma boa ação hoje? Antes de responder a essa pergunta, pense numa coisa: O que é uma boa ação? Somente oferecer um prato de comida a quem tem fome (Caridade material) — essa ação também é muito importante, claro — ou também é ofertar uma palavra de conforto a quem sofre (Caridade Espiritual)?
LEIA ARTIGOS DE PAIVA NETTO SOBRE O TEMA:
— A Política mais inteligente
— Caridade na ONU
— Caridade e estratégia
Na Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo acreditamos que Caridade deve ser compreendida como uma ação benéfica que impacta nas urgências materiais e espirituais do ser humano. Assim, no dizer de seu presidente-pregador, José de Paiva Netto, é "sinônimo de Amor" (com inicial maiúscula mesmo!), porque ultrapassa o sentido de piedade, de oferecer um alimento para se ver livre de quem pede. Esse conceito amplo atende pelo nome de Caridade Completa — é pioneiro, pois há mais de 60 anos é concebido e colocado em prática nas ações das Instituições da Boa Vontade*.
A partir desse raciocínio, todos os campos da sociedade devem ter sua finalidade embasada pela Caridade: Religião, Política, Esportes, Arte, Cultura, Ciência... Mas Você pode pensar assim: "Ah, mas essa é uma visão utópica, fora da realidade". Não, não é. O presidente-pregador da Religião Divina esclarece sobre isso, em seu artigo Ver além do intelecto. Nele, e em diversas palestras transmitidas por veículos de comunicação há décadas, o jornalista, radialista e escritor amplia o significado do termo, ao conceituar que "Caridade não é o simples ato de dar o pão, é principalmente o que mantém a nossa Alma viva. É o sentimento que afasta de nós a grosseria, portanto, lança luz à nossa inteligência e nos impele a construir um Brasil melhor e uma Humanidade mais feliz!".
Tal perspectiva é inspirada na doutrina prática de Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, que, desde sua primeira vinda visível ao Planeta Terra, curou cegos, paralíticos, leprosos e pessoas com diversas outras enfermidades do corpo e da Alma. Para o completo restabelecimento, o Religioso Celeste indicava ao mundo a cura para o Espírito, trazida por Ele próprio por meio de vários ensinamentos, dentre os quais destacamos esse versículo: "Eu sou o Pão Vivo que desceu do Céu. Se alguém dele comer, viverá eternamente" (Evangelho do Cristo Ecumênico consoante João, 6:51).
Por isso, deve-se entender que a concepção de Caridade vai além de saciar as necessidades físicas e orgânicas do ser humano (o que é importante, obviamente). Isso representa dizer que, por exemplo, não se deve ver o indivíduo como consumidor com um cifrão na testa, que compra qualquer coisa que lhe seja apresentada. Ao se entender que a Caridade em sentido abrangente deve guiar as ações humanas em todas as áreas do saber, é necessário se preocupar, então, em suprir principalmente as carências morais e espirituais das criaturas.
A partir dessa perspectiva, que tal agir no Bem pelo mundo já? A Religião do Terceiro Milênio oferece diversas atividades para todas as idades. Crianças, jovens do corpo e da Alma e adultos podem participar das atividades irrestritamente ecumênicas da Religião Divina. Curta a página no Facebook e saiba mais acessando o site da Religião do Amor Universal.
__________
* O termo refere-se à Legião da Boa Vontade, à Religião do Amor Universal, à Fundação José de Paiva Netto, à Fundação Boa Vontade e à Associação Educacional Boa Vontade.