IBGE: Cresce o número de brasileiros com mais de cinquenta conectados à internet
Karine Salles
06/05/2015 às 23h28 - quarta-feira | Atualizado em 22/09/2016 às 16h04
Foi-se o tempo em que os vovôs e vovós se distraiam jogando dominó na praça ou fazendo mantas e mais mantas de tricô e outros trabalhos manuais. Hoje em dia esse comportamento mudou. Muitos deles, agora, são adeptos das novas tecnologias. Foi o que mostrou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2013, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Veja também
De acordo com os dados, o número de pessoas com mais de 50 anos acessando a internet passou de 5,7%, em 2008, para 12,6% em 2013. E isso é visto no comportamento desses 'cinquntões'. Depois que entrou para o 'mundo digital', a dona de casa Rosa Maria Valério quer, agora, melhorar os ganhos com as atividades que realiza com artesanato. Segundo ela, o computador será seu grande aliado na organização de suas finanças. “Aprendi como usar a internet, ver fotos, buscar receitas. Sempre me interessei muito por artesanato, e agora sei como realizar buscas por novidades na internet. Isso vai até melhorar a minha autoestima, pois eu mesmo vou mexer sozinha e até mesmo obter um lucro com isso”.
Ainda segundo a Pnad, os jovens da melhor idade também estão conectados pelos celulares. O grupo de idade que apresentou o maior aumento no período considerado foi o das pessoas de 55 a 59 anos, que passou de 30,1% para 73,6%, e das pessoas com 60 anos ou mais passou de 16.8% em 2005 para 51,6% em 2013. Na contramão das estatísticas, a sra. Maria Brito afirma que usa o celular apenas para o básico. "Já uso o meu computador para quase tudo. Então uso o meu celular apenas para fazer e atender ligações e mandar mensagens. Por isso, não faço questão da internet no celular", ponderou.
ESPAÇO MAIOR AINDA É DOS JOVENS
Essa mesma pequisa mostrou que os usuários jovens ainda são os que mais acessam a internet no Brasil. Entre as pessoas de 10 a 39 anos, o uso da internet ultrapassa os 50%. O estudo mostra que as regiões Sudeste (57%), Centro-Oeste (54,3%) e Sul (53,5%) continuam com os maiores percentuais de utilização da internet, considerando computadores, tablets, celulares, TVs com acesso à internet e outros dispositivos. O levantamento mostra ainda que mais de 130 milhões de pessoas com mais de dez anos usam apenas o celular como meio telefônico. Na comparação com 2012, houve um crescimento de 5,1%.