Luzes de tablets e celulares são prejudiciais ao sono
Karine Salles
26/06/2018 às 07h30 - terça-feira | Atualizado em 18/07/2023 às 14h24
Temos que agradecer, e muito, à modernidade que estamos vivendo nos últimos anos. Graças a ela, é possível responder e-mails de trabalho a caminho dele ou pagar uma conta em instantes por meio de um aplicativo no celular, mesmo nos dias de grande movimentação, sem precisar enfrentar a fila gigantesca do banco.
Mas, todo esse avanço não traz só benefícios. Além de problemas na coluna, pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, identificaram que as luzes de tablets e celulares emitidas pelos eletrônicos é prejudicial à qualidade do sono e, consequentemente, à saúde de um modo geral.
Veja também
É bastante comum, antes de dormirmos, ficarmos mexendo no celular ou no tablet — na cama, no escuro e por horas. O que acontece, segundo os especialistas, é que o nosso organismo tem um relógio biológico que já sabe a hora que tem que descansar. Porém, aquela luz durante a noite é capaz de retardar ou evitar a produção do hormônio melatonina, que normalmente aumenta a noite e ajuda a induzir o sono.
O resultado da pesquisa mostrou que, quando ficamos expostos a essa luminosidade, demoramos mais para adormecer, temos menos sono profundo e nos sentimos mais cansados na manhã seguinte. De acordo com o coordenador do estudo, Charles Czeisler, "a deficiência de sono já foi relacionada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, como obesidade e diabetes, e ao câncer”.
Czeisler disse ainda que, embora o estudo tenha utilizado apenas tablets, o efeito não é exclusivo para esse dispositivo. Outros aparelhos que produzem luzes semelhantes, como e-books, e-readers, smartphones, notebooks e monitores de LED, têm o mesmo efeito nocivo.
Os pesquisadores sugerem que livro é a melhor opção para aqueles que gostam de ler antes de dormir. E nós, do Portal Boa Vontade, também. Lá no site do Clube Cultura de Paz você encontra muitas opções de leitura, como os best-sellers do escritor Paiva Netto, livros infantis, revistas e ainda CDs de Orações Ecumênicas e radionovelas. #FicaDica
______________________________________
Com informações da BBC