La movilización de estudiantes en cualquier proyecto requiere dinámica y planificación, que valoricen su participación, percepciones y vivencias anteriores relacionadas con los temas. El niño, el joven y el adulto, cuando están involucrados en la actividad propuesta, se convierten en partícipes de la construcción del conocimiento.
Vivian R. Ferreira Ao fim do evento, participantes do 13º Congresso Internacional de Educação da LBV confraternizam.
Esta estrategia de aprendizaje es el momento inicial que propicia el entusiasmo en la continuidad de las acciones educativas a desarrollar. Se trata de la primera etapa del MAPREI (Método de Aprendizaje por Investigación Racional, Emocional e Intuitiva), metodología propia de la Legión de la Buena Voluntad (LBV), aplicada en su red de enseñanza y en sus programas socioeducativos.
+ Conozca más sobre la propuesta pedagógica de la Institución
+ Vea fotos del 12º Congreso Internacional de Educación, de la LBV (2013)
En su 13a edición, la LBV promovió su Congreso Internacional de Educación, en la ciudad de São Paulo (Brasil), que este año trató el tema “Movilización como estrategia de aprendizaje: una visión más allá del intelecto” . El encuentro, que se realizó entre el 30 de julio y el 1º de agosto, se dirigió a investigadores, docentes, alumnos, padres, profesionales de la Educación y demás interesados. Tiene como objetivo promover conferencias y talleres pedagógicos que contribuyan a la educación continuada de profesionales del área educativa y áreas afines, con vistas a una enseñanza que una la calidad pedagógica a la Espiritualidad Ecuménica*, en la construcción de una Cultura de Paz.
13º Congresso Internacional de Educação da LBV O professor Vasco Pedro Moretto, mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval, de Quebec, Canadá, discursou sobre “Mobilização com vistas à aprendizagem”.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Diretora e assistente de direção do Conjunto Educacional Boa Vontade na capital paulista, Maria Suelí Periotto (E) e Aline Braga, com o palestrante Vasco Pedro Moretto, Mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval, Quebec, Canadá.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Público atento às palestras no último dia do 13° Congresso Internacional de Educação da LBV.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Público acompanha, com bastante entusiasmo, as palestras do terceiro dia de evento.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Participante registra a palestra do educador Vasco Pedro Moretto.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Na palestra "Mobilização como prática da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico", a pedagoga Maria Suelí Periotto compartilhou as boas práticas dessa linha educacional, criada pelo diretor-presidente da Instituição, José de Paiva Netto.(Foto: Vivian R. Ferreira) Os congressistas se animaram com as palestras do 13º Congresso Internacional de Educação da LBV, que foram conduzidas de forma descontraída e com bom humor.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Plateia acompanha, com atenção, palestra durante o 13º Congresso de Educação da LBV.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Na palestra, o cientista social Daniel Guimarães fala sobre a proposta pedagógica da LBV, criada pelo educador Paiva Netto e aplicada com sucesso em todas as Escolas e unidades socioeducacionais da Instituição no Brasil e no exterior.
(Foto: Vivian R. Ferreira) No terceiro dia do evento, palestrantes e congressistas acompanham a programação.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Com o tema “Mobilização como estratégia de aprendizagem: uma visão além do intelecto”, 13° Congresso Internacional de Educação da LBV encanta público presente.
(Foto: Vivian R. Ferreira) O representante da LBV na ONU, Danilo Parmegiani, apresentou, na palestra "Mobilização como prática da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico" a prática dessa linha educacional em atividades desenvolvidas nos Estados Unidos.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Animada apresentação artística alegrou os congressistas. Com a dramatização da história “A cigarra e a formiga”, educadoras do Conjunto Educacional Boa Vontade apresentaram o que fizeram para seus alunos, ao trabalhar o tema: Vogais.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Além do ciclo de palestras com especialistas na área de Educação, os congressistas também acompanharam animadas apresentações culturais, que trataram do tema do evento: Mobilização.
(Foto: Vivian R. Ferreira) O encontro promove palestras e oficinas pedagógicas que colaboram para a formação continuada de pesquisadores, docentes, alunos, pais, profissionais de áreas ligadas à Educação e demais interessados.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Congressistas acompanham, com entusiasmo, as palavras de Valéria Bussola Martins.
(Foto: Vivian R. Ferreira) A educadora Valéria Bussola Martins convidou o público a refletir sobre o tema “O professor e a constante busca por mudanças: Um olhar humano”.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Público acompanha as palestras que ocorreram no segundo dia de evento.
(Foto: Vivian R. Ferreira) A jornalista e psicopedagoga Eloisa Bombonatti abriu o segundo dia de palestras, discursando sobre o tema "A importância do desenvolvimento da competência leitora em todas as áreas de conhecimento."
(Foto: Vivian R. Ferreira) Na explanação, Eloisa enfocou a importância do desenvolvimento da competência leitora em todas as áreas do conhecimento, ressaltando que essa não é uma tarefa apenas dos professores de Língua Portuguesa e Literatura.
(Foto: Vivian R. Ferreira) "A aula de leitura deve trabalhar a motivação que um título pode ter, levantando todas as hipóteses que esse texto pode trazer enquanto assunto. Leitura é solução de levantamento de hipóteses", afirmou a pedagoga.(Foto: Vivian R. Ferreira) Educadores acompanham a palestra da professora Eloisa Bombonatti.
(Foto: Vivian R. Ferreira) No segundo dia de evento, crianças que estudam no Conjunto Educacional Boa Vontade apresentaram uma adaptação do musical "O Mágico de Oz". A encenação foi trabalhada durante as aulas de Bílingue da Escola.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Os congressistas acompanharam, com entusiasmo, a apresentação teatral dos alunos.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Autoridades, convidados e palestrantes saúdam o público presente, dando início ao 13º Congresso Internacional de Educação da LBV.
(Foto: Vivian R. Ferreira) A professora Ivani Catarina Arantes Fazenda, doutora em Antropologia pela USP e mestre em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, abre o ciclo de palestras do evento.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Congressistas acompanham solenidade de abertura do 13º Congresso Internacional de Educação da LBV.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Representando no evento o dirigente da LBV, José de Paiva Netto, o Legionário Alziro Paolotti de Paiva deu as boas-vindas às autoridades, palestrantes e congressistas destacando a importância do trabalho que a Instituição desenvolve na área educacional.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Grupo de dança, formado por alunas do Instituto de Educação José de Paiva Netto, abrilhantam a cerimônia. Na oportunidade, as dançarinas apresentaram uma coreografia da música do compositor Paiva Netto “Divertimento nº 1 (Bailarico)”.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Formados pelos alunos do Conjunto Educacional Boa Vontade, o Coral Ecumênico Infantil Boa Vontade e o Grupo de Instrumentistas Infantojuvenis Boa Vontade encantam o público presente na abertura do 13º Congresso Internacional de Educação da Legião da Boa Vontade.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Formados pelos alunos do Conjunto Educacional Boa Vontade, o Coral Ecumênico Infantil Boa Vontade e o Grupo de Instrumentistas Infantojuvenis Boa Vontade encantam o público presente na abertura do 13º Congresso Internacional de Educação da Legião da Boa Vontade.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Congressistas realizam a Prece Ecumênica do Pai-Nosso durante a solenidade de abertura do 13º Congresso Internacional de Educação da LBV.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Público acompanha evento de abertura do 13º Congresso Internacional de Educação da Legião da Boa Vontade.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Coral Ecumênico Infantil Boa Vontade e o Grupo de Instrumentistas Infantojuvenis Boa Vontade interpretaram canções na abertura do evento, emocionando o público.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Detalhe de jovem tocando contra baixo. No Conjunto Educacional Boa Vontade, os alunos podem desenvolver várias habilidades, participando de atividades como Grupo de Instrumentistas Infantojuvenis e do Coral Ecumênico Boa Vontade.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Plateia acompanha, com atenção, a solenidade de abertura do 13º Congresso de Educação da LBV.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Vista parcial do público presente no 13º Congresso Internacional de Educação da Legião da Boa Vontade.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Na primeira fileira do evento, acompanhando as apresentações culturais, a professora dra. Ivani Catarina Arantes Fazenda; doutoranda em Educação Suelí Periotto, supervisora da proposta pedagógica da LBV; a assistente de direção do Conjunto Educacional Boa Vontade, Aline Braga; e Danilo Parmegiani, representante da LBV nas Nações Unidas.
(Foto: Vivian R. Ferreira) As coreografias foram coordenadas pela professora de dança Cynthia dos Reis Tonin.
(Foto: Vivian R. Ferreira) O grupo de dança, formado por alunos do Conjunto Educacional Boa Vontade, também apresentou a coreografia da música “Tico-Tico no Fubá”, chorinho composto por Zequinha de Abreu.
(Foto: Vivian R. Ferreira) As coreografias apresentadas pelas jovens estudantes do Conjunto Educacional Boa Vontade foram coordenadas pela professora de dança Cynthia dos Reis Tonin.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Plateia aplude apresentação cultural durante a solenidade de abertura do 13º Congresso de Educação da LBV. O evento ocorre na capital paulista, entre 30 de julho e 1º de agosto e reúne educadores de todo o Brasil e também do exterior.
(Foto: Vivian R. Ferreira) A pedagoga Suelí Periotto, supervisora da proposta pedagógica da LBV, fala ao público sobre a tradicional linha de ensino criada pelo educador Paiva Netto. A proposta é aplicada com sucesso em todas as Escolas e Unidades socioeducativas da Instituição no Brasil e no exterior.
(Foto: Vivian R. Ferreira) A pedagoga Suelí Periotto, supervisora da proposta pedagógica da LBV, fala ao público sobre a tradicional linha de ensino criada pelo educador Paiva Netto. A proposta é aplicada com sucesso em todas as Escolas e Unidades socioeducativas da Instituição no Brasil e no exterior.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Convidados assistem à solenidade de abertura do 13° Congresso Internacional de Educação da Legião da Boa Vontade.
(Foto: Vivian R. Ferreira) Na palestra, o educador pontuou formas de mobilizar os estudantes sempre em favor de uma aprendizagem efetiva.
(Foto: Vivian R. Ferreira)
Conozca más sobre la propuesta pedagógica de la LBV. Para más información, escriba a espanol@boavontade.com.
Educadora de la LBV de Paraguay habla sobre el 13º Congreso Internacional de Educación de la LBV
Taller sobre escobas ecológicas en el 13º Congreso Internacional de Educación de la LBV
Participante en el 13º Congreso Internacional de Educación de la LBV habla sobre el evento
_______________________________
* Espiritualidad Ecuménica — Esta bandera de la Legión de la Buena Voluntad está presente en todas sus acciones socioeducativas, pues se entiende como “la cuna de los más generosos valores que nacen del Alma, la morada de las emociones y del raciocinio iluminado por la intuición, el medio ambiente que comprende todo lo que trasciende al campo vulgar de la materia y proviene de la sensibilidad humana sublimada, como ejemplo de la Verdad, de la Misericordia, de la Moral, de la Ética, de la Honestidad, del Amor Fraterno”. Fragmento extraído del libro ¡Es Urgente Reeducar!, que fundamenta la línea educativa de la LBV, escrito por el educador Paiva Netto. Autor de varios best-sellers, con más de 4,7 millones de obras vendidas.